segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Janela Inteligente

Olá Pessoal,

Retornando a maratona, esta matéria é sobre uma janela inteligente capaz de se auto sustentar com energia e usar isto para regular a opacidade para regular a temperatura do ambiente interno.

Uma equipe da Universidade de Shangai está desenvolvendo esta janela, eles usam óxido de vanádio, ele é inserido entre duas camadas de policarbonato, mesmo material usado em lentes de contato.

O óxido de vanádio á temperaturas altas se torna metálico e começa a refletir os raios de sol, mesmo aparentando transparente a olho nu.

A luz é refletida para as laterais onde há células fotovoltaicas para captação desta energia, podendo assim reutilizar a energia para uso interno.

Apesar deste tipo de material ser bem mais caro, ele se alto pagaria visto que melhoraria de 30% à 40% o consumo de energia para regular a temperatura do Ambiente.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bradesco lança também o seu serviço de Bicicleta

O Bradesco lança também um sistema de aluguel de bicicleta.



O diferencial do novo serviço é a bicicleta: sua tecnologia dispensa correias, seus pneus não furam - pois não possuem câmara de ar -, e suas peças não enferrujam. Isso reduz consideravelmente a manutenção das bicicletas. Além disso, as bikes possuem três marchas e são equipadas com luzes de LED.

Veja como funciona:


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Telha que gera energia Elétrica

Um estudante, Eduardo Medeiros, do Ceará inventou o que eu diria ser uma telha eólica, utilizando pequenos cataventos acoplados em uma telha ele consegue gerar energia para uma lâmpada de 60w e para uma de 20w durante um dia, o equipamento tem o valor de 25% do de fotovoltaica.

O estudante teve esta ideia olhando a potencialidade dos ventos do Ceará que não estão sendo usados.





quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Telhado Sustentável

Olá,

No ultimo post sobre edifícios verdes fiquei de mostrar uma empresa brasileira que transforma edifícios em edifícios verdes, com telhados e paredes verdes, reutilizando a água da chuva e esgoto para melhorar a eficiência energética.

A Empresa em questão é a Ecotelhado, no site você poderá ver todos os produtos e serviços que eles oferecem, abaixo um esboço do funcionamento do produto e um vídeo auto explicativo.







terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Edifícios mais verdes


Esta imagem acima é de um edifício no Japão, hoje é um e se não for o maior edifício agro-urbano no mundo. Localizado na cidade de Fukuoka e construído por um arquiteto, o edifício foi totalmente transformado em um parque praticamente.

O local da construção era o último espaço verde restante no centro da cidade.


O Projeto previu o melhor conforto para os utilizadores do edifício e melhor uso da camada verde para a capitação de água e diminuição do uso de ar-condicionado.


Em um próximo post irei falar sobre uma empresa que transforma casas e edifícios em verdadeiras construções sustentáveis verdes. Aguardem.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Revitalização do Rio Tietê no pacote de sustentabilidade Francês para São Paulo

 
Rio Tietê

Uma cooperação internacional entre o governo de São Paulo e a França, irá proporcionar a possibilidade dos Paulistanos tornarem a ver o Rio Tietê despoluído novamente.

Este procedimento de despoluição irá utilizar a mesma tecnologia que foi utilizado no rio Sena, lembrando que em 1960 o rio Sena foi considerado biologicamente morto e em 2009 após a revitalização peixes como o Salmão já retornou ao rio como no passado.

Mas não é só isso, o acordo prevê a utilização do rio para mobilidade urbana.

Neste acordo está previsto cerca de 50 projetos de sustentabilidade para o Estado de São Paulo.

Rio Sena

Alguns dos acordos previstos:

Despoluição do Tietê - A Secretaria de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) e a entidade que lidera a gestão das águas em Île-de-France (Siaap), responsável pela despoluição do rio Sena, trocarão conhecimentos e tecnologias contribuindo para o programa de despoluição do rio Tietê;

Serra do Mar - A região de Île-de-France vai desenvolver projeto piloto de sustentabilidade na Serra do Mar no Estado de São Paulo, com aplicação de tecnologias inovadoras e sustentáveis em habitações populares;

Litoral Norte - Île-de-France irá fornecer consultoria à Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) para exploração sustentável do Litoral Norte, para um maior aproveitamento econômico e turístico da área;

Gestão metropolitana - São Paulo e Île-de-France trocarão peritos e conhecimentos relativos ao planejamento e execução dos planos de gestão metropolitana de Paris (Grand Paris 2030) e São Paulo (PAM 2040, a ser apresentado em breve).

Promoção empresarial - Cooperação entre a Agência Regional de Desenvolvimento de Île-de-France e a Investe São Paulo para partilhar experiências no âmbito da promoção de empresas e incubadoras e da atratividade dos territórios em matéria de investimentos. As agências farão intercâmbio de técnicos e farão campanha publicitária para promover negócios e investimentos no Estado de São Paulo junto ao setor privado de Île-de-France;

Eficiência energética - A Secretaria de Energia e o governo de Île-de-France vão colaborar na área de eficiência energética em três áreas prioritárias: legislação, uso rentável da energia de resíduos sólidos urbanos e energia solar e fotovoltaica.

Mobilidade urbana - A Secretaria de Transportes Metropolitanos fará parceria com a RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) e o STIF (Sindicato dos Transportes de Île-de-France) para troca de informações sobre gestão planejada de transportes e sobre agências reguladoras de transportes.

Espero poder ver o Rio Tietê novamente assim, 
como meu avô (que já está no céu) quando era jovem pode nadar no rio

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Drones Voadores geradores de Energia


usinas-voadoras-captarao-energia-ceu-descubra-o-verde

Se depender da empresa britânica New Wave Energy, os drones não só vão entregar as caixas da Amazon de porta em porta, mas também carregar os dispositivos e gadgets que vêm dentro desses pacotes.

A ideia da New Wave é criar drones equipados com painéis solares e pequenas turbinas eólicas, que voariam a 15 mil metros de altitude, onde os padrões de vento são mais confiáveis e a produção solar é maior. Depois de gerar energia solar e eólica, os drones a enviariam através de microondas para antenas na superfície da Terra, e ainda usariam parte da eletricidade para continuar voando. As antenas terrestres então converteriam a energia de microondas em eletricidade para alimentar a rede elétrica convencional.

Cada drone é capaz de gerar 50 kW de potência. Talvez não seja suficiente para acender as luzes de uma cidade durante um blecaute, mas pode abastecer um bairro pequeno. Independentemente disso, qualquer quantidade de eletricidade já ajuda, sobretudo durante desastres naturais, como os furacões Katrina e Sandy. Nesses casos, o posicionamento móvel dos robôs seria de grande utilidade.

A New Wave lançará em breve uma campanha no Kickstarter, com meta de 500 mil dólares. Se o valor for atingido, os drones de geração de energia elétrica podem alçar voo em apenas seis meses.

Fonte Discovery 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bateria de Alta Performance utilizando Vírus

Está surgindo um novo tipo de bateria as utilizando Lítio-ar (Li-O2), mas cientistas estão indo muito além utilizando este conceito e anexando um vírus biológico na bateria, ela fica com a capacidade de no mínimo 3 vezes a sua potecialidade. Isto porque o vírus é capas de absorver muito melhor a condução das partículas de Li e O2.

Vejam o vídeo abaixo do conceito:

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela 1918 - 2013


Em um dos sites que eu acesso, hoje estava estampada 10 frases de Nelson Mandela, que são frases que devemos guardar em nossas mentes e ações, para que possamos mudar o mundo:

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

"Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças."

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”

"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."

“Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.”

"Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros."

"Tudo parece impossível até que seja feito."

"Liberdade parcial não é liberdade."

"A prioridade é sermos honestos conosco. Nunca poderemos ter um impacto na sociedade se não nos mudarmos primeiro. Os grandes pacificadores são todos gente de grande integridade e honestidade mas, também, de humildade."

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A evolução da Sustentabilidade Corporativa


Sustentabilidade 1.0 - A Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente e o Relatório de Brundtland foram cruciais ao apontar os impactos sociais e ambientais provocados pelo modelo de desenvolvimento capitalista vigente nas décadas de 70/80. No entanto, foi, principalmente, a partir da criação da Agenda 21 na Eco-92, que o assunto se tornou pauta no mundo corporativo. 

Percebendo que seria necessário dar uma resposta às cobranças, e que seria pouco efetivo, além de bastante oneroso, simplesmente investir em mais projetos filantrópicos, as empresas procuraram formas de alinhar ações sociais e ambientais à natureza de seus negócios. Assim surgiu a sustentabilidade 1.0 ou, simplesmente, responsabilidade socioambiental.

Na sustentabilidade 1.0, as empresas se baseavam - e ainda se baseiam - na elaboração e execução de projetos de acordo com as demandas dos seus diversos stakeholders. Ou seja, ela é reativa e funciona como uma forma de legitimar perante os diversos atores que impactam a companhia, uma gestão que não é, necessariamente, sustentável.


Sustentabilidade 2.0 - Nos últimos 15 anos, com a transferência das linhas produtivas de grandes empresas para países onde a mão de obra era mais barata, foi muito comum surgirem na mídia denúncias de que essas grandes empresas faziam uso de trabalho infantil e/ou semiescravo. Inicialmente elas tentaram se eximir da culpa alegando que, na verdade, a produção era terceirizada. No entanto, a mancha na reputação estava feita.

Por uma série de fatores, as empresas se deram conta de que mais do que respostas aos stakeholders, sustentabilidade poderia ser fonte de boa imagem e retorno rápido. Elaborar e implementar projetos de sustentabilidade já não era suficiente, era preciso divulgar. Assim, a sustentabilidade também passou a fazer parte da estratégia das áreas comunicação e marketing. E foi justamente com a sustentabilidade 2.0 que o greenwashing se tornou mais evidente.


Sustentabilidade 3.0 - A sustentabilidade proposta nos dias de hoje tem a ver com um novo modelo de gestão empresarial. Neste novo modelo, o lucro e a competitividade continuam em primeiro plano, mas diferente do que vem sendo praticado pelo setor privado nas últimas décadas, o lucro a qualquer custo já não tem tanto espaço. Assim, a sustentabilidade sai de uma área periférica e entra no core business, modificando processos, transformando valores corporativos e, principalmente, valores pessoais.

Ao inserir a sustentabilidade em seus processos, a empresa muda a sua forma de produzir, de comprar, de se relacionar, de negociar, de se comunicar. Sai de uma reação às demandas dos stakeholders, para uma gestão proativa, se antecipando às necessidades do negócio. E isso se mostra um grande diferencial em mercados cada vez mais globais, comoditizados e restritivos, onde a matéria prima está cada vez mais escassa e cara.

O principal desafio da sustentabilidade 3.0, e maior foco de resistência por parte dos executivos, é o comprometimento com o longo prazo. Acontece que assim como a gestão da qualidade, que um dia já foi sinônimo de vantagem competitiva e hoje é item básico nas indústrias, a gestão da sustentabilidade é um caminho inevitável. Portanto quanto mais as empresas adiarem a sua implementação, mais caro e mais complexo será lá na frente.


Este texto é parte do white paper Sustentabilidade 3.0 – a proposta de um novo modelo de gestão empresarial

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pouco de Verde - Ecoturismo

Olá Pessoal,

Este é um assunto um “Pouco de verde”, por muitos anos fiz trekking em várias área do Estado de São Paulo e Minas e gostaria de compartilhar com vocês estas experiências de contato com a natureza, neste “manual” que estou compartilhando mostra vários parques estaduais para visitação que um dia vocês poderão conhecer.

É um levantamento muito bem feito, que foi elaborado pela Sec. do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Acesse para baixar ou visualizar: 



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Criaturas Sintéticas podem Salvar o Planeta !!! Como ?!?!

É isso mesmo, criaturas sintéticas, que mais parecem reais e de outro mundo (ETs). Bom ainda é um projeto de uma Designer mais que tem uma visão incrível de como conseguir criar um ciclo ambiental.

O Projeto é da artista  Alexandra Daisy Ginsberg, ela questiona no projeto de nome Designing For the Sixth Extinction, se a humanidade aceitaria, tais criaturas sintéticas, para perpetuar as espécies naturais e também limpar seu habitat.

Neste projeto ela visualiza 4 criaturas criadas pela bioengenharia e que fariam este trabalho em seu habitat.

Criaturas

Armadilhas Bioforme

- São criaturas que se propagam nas camadas das folhas, elas protegeriam as plantas de produtos poluentes e fungos. Essa criatura não interfere no funcionamento da planta, quando a folha atinge o seu ciclo e cai o material é processado por outra criatura a Unidade Móvel de Biorremediação

criaturas-sinteticas-podem-salvar-planeta-descubra-o-verde

Unidade Móvel de Biorremediação

- Essa criatura foi desenvolvida para tarefas de biorremediação, ela se move pela floresta, removendo do solo da floresta camada de ácido provinda da poluição, esta unidade em seu DNS contem um material que impedem que outros animais à devorem, esta criatura viveria cerca de 28 dias.

criaturas-sinteticas-podem-salvar-planeta-descubra-o-verde

Dispersor de sementes autônomo

- Essa criatura que mais parece um ouriço o seu trabalho é dispensar sementes. Ela recolhe o material dispensado pela a unidade móvel para usar como energia. Esta unidade vive cerca de 600 dias.


criaturas-sinteticas-podem-salvar-planeta-descubra-o-verde

Membrana antipatogênica autoinflável

- Esta criatura foi criada para tratar uma doença específica do carvalho.Quando a infecção é detectada no carvalho esta criatura se instala na infecção e começa a crescer e inflar. Este formato serve para isolar a infecção e ajudar a impulsionar o soro até o local da infecção. Ao terminar o seu serviço a criatura esvazia e desacopla da árvore e é recolhida pela a unidade de biorremediação.

criaturas-sinteticas-podem-salvar-planeta-descubra-o-verde

E ai o que vocês acharam?

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Amazon Prime Air

A Amazon divulgou, o que parece ser um novo nível de logística para entrega de encomendas de pequeno porte, sendo rápida, sustentável e eficiente.

O nome é Amazon Prime Air, como o nome diz é pelo Ar, mas como?

Simples, via Drone, os Drones transportarão até a sua casa, como no vídeo abaixo demostrado, em até 30 min. IMPRESSIONANTE!!!!!!

A Amazon divulgou que quer tentar disponibilizar o serviço daqui a 4 à 5 anos para todos.


Brasileiros dizem que podem gerar energia através da gravidade?!

Estranho, mas a notícia pode ser real.

Algo pode estar desafiando a leis de física que conhecemos.

A Empresa RAR Energia divulgou que foi montado um gerador de energia que utiliza a força da gravidade da Terra para gerar energia continua.

Conhecido como moto-continuo ou máquina de movimento perpétuo, o gerador utilizará de uma fonte interminável e totalmente sustentável de energia limpa.

Será que estamos migrando para um novo nível de energia?

Todos sabemos que máquinas de movimento perpétuo desafiam as leis de termodinâmica e a lei Áurea da Mecânica - a qual estabelece que todo trabalho aplicado deva ser maior ou igual ao trabalho realizado.

A Empresa divulgou que o protótipo foi capaz de gerar 30kW num primeiro momento. A máquina foi feita no Rio Grande do Sul e mais uma esta sendo construída nos EUA.




Ecosia

Você conhece o tema pesquisa sustentável?

Pois é, hoje já se fala isto, uma organização criou um mecanismo de busca que visa que a cada pesquisa utilizando o mecanismo da organização, uma árvore é plantada em um local de preservação.

Várias áreas no mundo foram escolhidas inclusive a Floresta Amazônica.

A Organização está buscando cada vez mais parceiros e hoje já conta com a ajuda do Google.

Faça hoje uma contribuição pesquisando ou melhor plantando pela web, acesse Ecosia.


O Inicio

Olá Pessoal.

Este é o meu novo Blog.

Estou criando este Blog para divulgar um pouco mais sobre Sustentabilidade, TI-Verde, tecnologias inovadoras e muito mais.

Vou falar um pouco de mim.

Meu nome é Daniel Madsen, e atuo na área de Tecnologia a mais de 16 anos e já na área de sustentabilidade à 9 anos. Me apeguei mesmo a área de TI-Verde com muito carinho e dedicação, pois percebi que posso com pequenas ações fazer um pouco de diferença neste Mundo, onde necessita de tanta ajuda nossa.

Espero passar para vocês ótimas informações e conhecimentos.

Agradeço a todos pelas visitas e comentários.