Nos posts anteriores, comecei a falar sobre trilhas, apesar das trilhas que passei até este momento, serem de níveis fáceis, é bom passar aos entusiastas que devemos sempre nos atentar aos cuidados, por isso a Discovery passou 10 dicas que compartilho com vocês.
1 – Avise para onde está indo
Para começar, conte às pessoas para onde está indo e quando pretende voltar, quer esteja sozinho ou em grupo. Se você não voltar na data prevista porque está ferido ou perdido, alguém dará por sua falta e equipes de busca podem ser acionadas o quanto antes
2 - Respeite a Mãe Natureza
Se você espera um fim de semana ensolarado para fazer sua caminhada, mas descobre que há uma tempestade se aproximando, adie a viagem. A natureza não se importa se vai estragar seu fim de semana, se você vai se machucar ou não vai conseguir voltar para casa. Nesse caso, lembre-se de que desistir não é admitir a derrota, mas respeitar a natureza.
3 - Use equipamentos adequados
Canivete, bússola e mapa estão no topo da lista (aprenda a usá-los). Não se esqueça de levar um kit de primeiros socorros, fósforos ou um isqueiro, bastante comida e água. Em locais de clima frio, leve roupas quentes. Se decidir pernoitar, leve tudo o que precisa para acampar.
4 - Cuidado com animais selvagens
Uma das melhores partes de explorar a natureza é encontrar as criaturas que compartilham o planeta conosco. Lembre-se de que esses animais são chamados de “selvagens” por uma razão. Animais aparentemente inofensivos também exigem cautela: até mesmo cabras montesas já mataram hikers.
5 – Trace um plano e atenha-se a ele
Agora, vamos falar sobre o que você deve fazer se se perder.
É fácil entrar em pânico quando você percebe que nem você nem ninguém mais sabe sua localização. Mas nessa situação, a coisa mais importante a fazer é manter a calma: agir previsivelmente ajudará uma equipe de resgate a encontrá-lo. Sente-se. Decida se você sairá para conseguir água ou comida, para construir um abrigo ou fazer uma sinalização com fogo – e atenha-se à essa programação.
6 – Permaneça visível
Facilite ao máximo o trabalho de quem estará procurando por você. Se tiver roupas de cores chamativas, vista-as. Mantenha-se em locais elevados e a céu aberto. Sopre um apito a intervalos regulares.
7 – Use sinais de socorro
Além de ficar à vista, tente sinalizar sua posição a seus potenciais salvadores. Faça uma fogueira em um local visível, mas cuidado para não provocar um incêndio. Faça um sinal no chão que seja visível do alto. Esqueça o clássico “SOS”: monte três pilhas de qualquer coisa (por exemplo, três pilhas de folhas), dispostas em forma de triângulo - o símbolo internacional de um pedido de socorro.
8 – Permaneça motivado, não assustado
A menos que você seja o próprio Bear Grylls, vai sentir aquele friozinho de medo na barriga. Não deixe as emoções assumirem o controle – mantenha a calma e tente pensar com clareza. Use o medo e a adrenalina para ganhar motivação e fazer tudo o que for necessário para sobreviver. Se puder fazer isso, verá que passará a se mover com mais rapidez e eficiência, e não correndo como barata tonta.
9 – Encontre água
Se você descobrir que sua caminhada de um dia se transformou em uma situação incerta, terá que encontrar mais água. Não perca tempo procurando frutos comestíveis: você pode sobreviver por um mês sem comer, mas apenas três dias sem beber. Saiba onde procurar água: orvalho sobre as plantas, bananeiras e trepadeiras tropicais são bons lugares para começar.
Certifique-se de purificar a água que encontrar antes de beber: ferva-a, leve pastilhas de purificação ou um filtro.
10 – Construa um abrigo
Se você está perdido, é provável que demorem um pouco para encontrá-lo. Portanto, construir um abrigo para passar a noite deve ser sua prioridade. Ele irá proteger você da chuva e do sol, do vento e da neve, e também dos insetos. Não precisa ser grande, só o suficiente para que você caiba nele. Não se fie na temperatura durante o dia, já que à noite pode esfriar muito. Isole bem o chão do abrigo com folhas, gramas e até neve, e vista roupas quentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário